Voltar para home
Proteção solar: O que é mito ou verdade

Proteção solar: O que é mito ou verdade


Postado em 10 de 23, 2014 por Cetaphil as 3:36:

Muito é falado sobre a necessidade do uso do protetor solar. Decidimos então, ressaltar o que há de mais relevante entre mitos e verdades sobre esse assunto que interessa tanto mulheres, quanto homens.

É verdade, sim, que oprotetor solar é o melhor aliado da saúde da pele. Por falta de cultura e até mesmo informação, a maioria das pessoas só aplica o filtro solar quando estão expostas diretamente aos raios solares, ou seja, durante as férias na praia e diariamente, mesmo nos dias nublados, com FPS30, no mínimo. 

É importante estimular o hábito de usar o protetor solar assim como se usa todos os dias o creme dental, o sabonete, e outros produtos de uso diário. Deixar o protetor solar a mostra, junto com outros produtos é uma forma de incluí-lo na sua rotina. O uso contínuo do protetor solar retarda o envelhecimento da pele, prevenindo manchas e rugas, alpem da prevenção do câncer de pele.
 
É mito dizer que o protetor solar só deve seraplicado uma vez ao dia antes de sair de casa. O protetor deve ser reaplicado. No dia-a-dia, passe o produto nas regiões que ficam mais expostas ao sol (rosto, pescoço, colo, braços e mãos) e, quando estiver na praia, em todo o corpo. Depois daquele mergulho ou após secar a pele com a toalha, você deve reaplicar o produto.
 
Sim, o Sol pode causar sérios problemas para a pele. Os primeiros problemas da exposição solar excessiva não protegida são as queimaduras. Depois ao longo do tempo, podem ocorrer sardas, manchas, rugas e flacidez. Estima-se que 90% dos casos de envelhecimento da pele do rosto ocorrem em consequência do abuso de exposição ao sol, e não em virtude da idade.
 
Além disso, é verdade que a exposição demasiada ao sol pode causar câncer de pele. Aliás, este tipo de tumor é o mais frequente no Brasil.

Mesmo usando o protetor solar corretamente, é mito o que dizem sobre poder ficar o dia todo exposto ao Sol.Os horários recomendados para se expor ao sol são antes das 10h e após às 16h, dependendo da região geográfica e do horário de verão. Depois disso, é recomendável não ficar exposto diretamente ao Sol, ainda que esteja usando protetor solar.