PELE RESSECADA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ASSUNTO

PELE RESSECADA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ASSUNTO

Pele ressecada é mais comum do que pode parecer, sabia? Se engana quem pensa que essa é uma condição rara ou que ela aparece apenas no inverno, quando o clima é mais seco. Outro erro comum é achar que o ressecamento da pele não exige uma rotina de cuidados específica. 

Por ter como principais características uma maior perda de água e um desequilíbrio nos óleos e lubrificantes naturais na epiderme (camada mais superficial da pele), os cuidados com a pele ressecada devem focar principalmente na hidratação, com o uso de um creme hidratante adequado e com propriedades que aumentem a retenção de água na pele. 

Mas, antes de pensar em uma rotina de cuidados, é necessário entender como a pele ressecada funciona, para então definir quais os produtos devem fazer parte do seu skincare. E para isso, o ideal é consultar um dermatologista. 

• O que caracteriza uma pele ressecada? 

Diversos fatores aparecem como principais causadores do ressecamento da pele, sejam eles internos, que fazem parte do nosso corpo e da nossa biologia, externos, que estão associados ao ambiente, ou comportamentais, relacionados aos nossos hábitos. 

  1. Tempo seco 

  1. Poluição 

  1. Banhos muito quentes 

  1. Exposição ao sol sem proteção 

  1. Disfunções hormonais 

  1. Uso de produtos com ingredientes nocivos 

Com tantas condições que podem desencadear uma pele ressecada, é fundamental adotar uma rotina de cuidados com a pele adequada para a condição. 

• Produtos e ingredientes recomendados 

Para uma rotina de cuidados com a pele ressecada, o foco número 1 deve estar na escolha dos produtos para limpeza e hidratação por meio da indicação de um dermatologista, e Cetaphil pode te ajudar. 

Aqui vão algumas sugestões: 

♥ Espuma de Limpeza Suave Cetaphil 

Para pele secas e sensíveis | Rosto 
Oferece ação antioxidante por meio da vitamina E e ação hidratante (Glicerina, Pantenol e Betaína), limpando a pele de forma suave, sem remover sua hidratação natural, deixando-a macia e saudável.* 
*Estudo realizado com 41 participantes após 28 dias de aplicação. 

♥ Creme Hidratante Cetaphil 

Para pele extremamente secas e sensíveis | Corpo 
Sensação imediata de maciez por meio do óleo de amêndoas, é ideal para áreas ressecadas, como pés, joelhos e cotovelos. Atrai e retém a água da pele, mantendo-a hidratada, oferecendo uma textura consistente. 

♥ Loção Hidratante Cetaphil 

Para pele normal a seca | Rosto e Corpo 
Hidratação rápida, profunda e prolongada, com ação antioxidante por meio da vitamina E e textura leve e de rápida absorção. 

♥ Loção Hidratante Cetaphil Advanced 

Para seca e sensível | Corpo 
Tecnologia ERC-5 (PCA de Sódio, Pantenol, Ciclopentaciloxino, Manteiga de Karité e Dimeticonol), com uma combinação de potentes ativos hidratantes e ação emoliente, umectante e oclusiva que ajudam a reduzir a perda de água e a reter a hidratação natural da pele. 

• Dicas para cuidar da pele ressecada 

Agora que você já consegue identificar a pele sensível e escolher os produtos ideais para o seu skincare, anote essas dicas extras para cuidar da sua pele ressecada. 

– Tomar banhos com a água morna 
– Higienizar com produtos suaves 
– Sempre manter a pele hidratada 
– Não esquecer da proteção solar 
– Preferir roupas com tecido de algodão 
– Se atentar a áreas específicas, como pés, mãos, joelhos e cotovelos. 

A partir de agora, você é um expert em pele ressecada, mas lembre-se de sempre consultar um dermatologista! 

 

 

 

 

Fontes: 
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/ 
https://tudoela.com/pele-ressecada/
  

 

 

 

Nos siga nas redes sociais e fique por dentro de como cuidar da sua pele. 

Facebook               Instagram              Youtube 

 

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/pele-ressecada