null

O que “não comedogênico”, “hipoalergênico”

e “sem perfume” realmente significam?

‘Non-Comedogenic’,_‘Hypoallergenic’_and_‘Fragrance-Free’--1

Se você prestar atenção aos rótulos de cuidados com a pele, pode reconhecer os termos “não comedogênico”, “hipoalergênico” e “sem perfume”. Afinal, os dermatologistas recomendam há anos produtos com esses atributos. Mas se você está apenas começando uma rotina de skincare ou ainda não sabe o que esses termos significam, aqui está um breve resumo: 

1. Não comedogênico¹

Para entender esse termo, vamos responder primeiro a esta pergunta: “'O que é um comedão?” Os comedões (mais conhecidos como cravos) são essencialmente poros entupidos. Os comedões abertos são mais conhecidos como cravos pretos, enquanto os comedões fechados são normalmente chamados de cravos brancos. 


Os produtos não comedogênicos geralmente são recomendados para pessoas com pele oleosa ou com tendência a acne. Esses produtos tendem a apresentar uma textura mais leve ou ingredientes menos oleosos para evitar que os poros fiquem obstruídos. 


No entanto, é importante saber que, embora os produtos não comedogênicos atendam pessoas com pele com propensão à acne, isso não é uma garantia de que sua pele nunca mais vai ter esta condição. Embora estes produtos não sejam uma solução mágica, ainda é uma boa ideia procurá-los, especialmente se você tiver tendência a acne. Use rótulos de não comedogênico como uma orientação útil.

‘Non-Comedogenic’,_‘Hypoallergenic’_and_‘Fragrance-Free’ -2
2. Hipoalergênico

Aqui está outro termo comum encontrado em muitos cosméticos para a pele sensível. Um rótulo “hipoalergênico” serve para indicar que certos produtos foram formulados para serem menos propensos a causar reações alérgicas. Por exemplo: muitos produtos hipoalergênicos eliminam substâncias que podem causar alergias na sua pele. 


O rótulo hipoalergênico pode ser útil para pessoas com pele sensível ou propensas à irritações. No entanto, é importante saber que hipoalergênico não significa necessariamente à prova de alergia². Se você tem a tendência de sofrer com alergias, pode ser uma boa ideia testar primeiro novos produtos em um pequeno adesivo no antebraço para ver se você tem alguma reação.

3. Sem perfume vs. sem cheiro

As pessoas que têm alergia a fragrâncias ou aversão a aromas fortes devem estar cientes da diferença entre produtos sem perfume e sem cheiro. Esses termos não são intercambiáveis. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), “sem perfume” significa simplesmente que nenhuma fragrância é adicionada. 


“Sem cheiro”, por outro lado, significa que uma fragrância é misturada para cobrir um cheiro desagradável ou fazê-lo parecer desprovido de qualquer cheiro. Então, só porque um produto não tem um cheiro óbvio, não significa que seja seguro para pessoas sensíveis a fragrâncias³. Se você é uma dessas pessoas, verifique o rótulo com cuidado. 


1 http://www.dermletter.com/skin-care-science/non-comedogenic.html  


2 https://www.fda.gov/Cosmetics/Labeling/Claims/ucm2005203.html


3 https://www.epa.gov/sites/production/files/2016-10/documents/saferchoice-factsheet-fragrancefree_0.pdf

null