null

Um guia para pele seca, oleosa e mista

Diferentes tipos de pele podem apresentar seus próprios desafios. Portanto, cuidar corretamente da sua pele começa por saber o seu tipo específico. Abaixo está um guia rápido para ajudar você caso suspeite que tenha pele seca, oleosa ou mista. Desta forma, você pode encontrar uma rotina de skincare mais adequada às suas necessidades.

A_Guide_to_Dry,_Oily_and_Combination_Skin-1
1. Pele seca

COMO É: Pessoas com pele seca tendem a ter poros quase invisíveis e uma superfície que pode parecer opaca e áspera. Você também pode ter manchas avermelhadas na pele e uma tendência a cultivar linhas e rugas¹. 


O QUE FAZER: Se você tem pele seca, lave o rosto duas vezes ao dia com um produto suave ou mais cremoso, como a Loção de Limpeza Cetaphil. Evite tomar banhos muito demorados ou com água muito quente, pois isso pode ressecar ainda mais a pele. 


Aplicar um hidratante logo após a limpeza ajuda a acalmar a pele e minimizar as linhas visíveis². Certifique-se de usar o hidratante enquanto a pele ainda estiver úmida, pois isso ajuda a reter a umidade³. E como a sua pele é do tipo que tem sede, não tenha medo de aplicar hidratante várias vezes ao dia. 


O creme hidratante ideal para pele seca deve conter ingredientes como glicerina e ácido hialurônico⁴, que ajudam a reter mais água. E lembre-se que, para quem tem a pele seca, esfoliar uma vez por semana deve ser o suficiente.

A_Guide_to_Dry,_Oily_and_Combination_Skin-2
2. Pele oleosa

COMO É: A pele oleosa apresenta poros dilatados e uma superfície brilhante. Isso é causado pelo excesso de sebo (substância que lubrifica e impermeabiliza nossa pele)⁵. 


O QUE FAZER: Se você tem pele oleosa, pode ficar tentado a lavar o rosto com mais frequência para remover o excesso de óleo e sujeira. No entanto, é importante limitar a limpeza a não mais do que duas vezes ao dia. Lavar demais pode, na verdade, levar a uma maior produção de óleo. Você pode experimentar um sabonete líquido, como nosso Sabonete Líquido Pele Mista e Oleosa Cetaphil, que é especialmente formulado para este tipo de pele. 


Aplique um hidratante leve uma vez por dia e escolha um que seja específico para pele oleosa. O melhor hidratante para esse tipo de pele é aquele que é leve, de fácil absorção e que reduz a oleosidade e o brilho, como a Loção Hidratante Facial Cetaphil Pro AC Dermacontrol. Ao escolher qualquer produto para pele oleosa, certifique-se que seja rotulado como não comedogênico – o que significa que não obstrui os poros⁶. 


Além do hidratante, use protetor solar regularmente e durante todo o ano, pois isso ajuda a prevenir os danos causados ​​​​pelos raios UV.

3. Pele Mista

COMO É: Se você tem pele mista, há uma boa chance de que tenha um pouco de ressecamento e oleosidade. Por exemplo, você pode achar que sua testa, nariz ou queixo (área conhecida como zona T) pode ser oleosa, mas suas bochechas estão secas. Isso pode tornar tudo mais confuso na hora de saber quais produtos usar para obter os melhores resultados para a pele mista. 


O QUE FAZER: A melhor dica é usar um sabonete leve, como o Sabonete Líquido de Cetaphil, e um hidratante com componentes sem óleo, como ácido hialurônico e glicerina. Diferentes partes do seu rosto podem precisar de cuidados variados, como hidratação mais frequente nas áreas mais secas e um hidratante mais leve nas partes oleosas, por exemplo⁷. Por isso, é sempre bom observar como sua pele reage e manter a rotina que funciona melhor para você e sempre consultar um dermatologista. 



1 https://www.webmd.com/beauty/whats-your-skin-type  


2 https://www.aad.org/public/skin-hair-nails/anti-aging-skin-care/selecting-anti-aging-products  


3 https://www.aad.org/media/news-releases/saving-face-101-how-to-customize-your-skin-care-routine-with-your-skin-type  


4 https://www.aad.org/media/news-releases/--small-changes-in-skin-care-routine-can-significantly-improve-skin-affected-by-acne-and-rosacea  


5 https://www.aad.org/media/news-releases/evaluate-before-you-exfoliate  


6 https://www.webmd.com/beauty/whats-your-skin-type  


7 https://www.webmd.com/beauty/whats-your-skin-typehttps://www.aad.org/public/skin-hair-nails/anti-aging-skin-care/selecting-anti-aging-products  


8 https://www.aad.org/media/news-releases/saving-face-101-how-to-customize-your-skin-care-routine-with-your-skin-type  


9 https://www.aad.org/media/news-releases/--small-changes-in-skin-care-routine-can-significantly-improve-skin-affected-by-acne-and-rosacea  


10 https://www.aad.org/media/news-releases/evaluate-before-you-exfoliate  


11 https://www.webmd.com/beauty/whats-your-skin-type

null