Protetor solar: skincare diário

Um dos produtos essenciais para a sua rotina de cuidados com a pele

Quem já está pensando no verão? A época mais quente do ano é uma das mais aguardadas, já que muitas pessoas querem pegar uma corzinha e se refrescar na praia ou piscina. Porém, essa estação também é a com maior intensidade de raios UVA e UVB. E o que isso significa? Que você precisa manter sua rotina de cuidados com a pele. 

Para te mostrar por que manter a rotina de skincare, vamos explicar o que acontece com a pele no verão. 

O que é UVA e UVB?

O sol produz raios invisíveis, conhecidos por ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB). Os UVA são constantes no dia a dia e representam cerca de 95% da radiação que atinge o corpo e o rosto. Eles penetram mais profundamente na pele e são os responsáveis pelo envelhecimento acelerado, manchas e o temido câncer de pele. Já os UVB são os que penetram superficialmente e contribuem para queimaduras solares e vermelhidão. Eles representam cerca de 5% da radiação que atinge a pele. 

O que acontece com a pele no verão? 

Como já abordamos, o verão é a época mais quente e considerada por muitos a mais divertida e aguardada. A longa exposição aos raios solares, juntamente com a maior intensidade da radiação ultravioleta, agride a barreira protetora da pele. Além da exposição solar, o sal do mar e o cloro da piscina danificam essa barreira, retirando a sua umidade natural; já a areia da praia causa um atrito natural com a pele, podendo também danificá-la.

Algumas dúvidas surgem quando falamos de protetores solares em produtos para skincare e aqui vamos esclarecer alguns pontos. 

O que vem primeiro: hidratação ou proteção solar? 

Essa é uma dúvida muito recorrente e vamos esclarecer de vez: primeiro o hidratante, depois o filtro solar. Isso porque os protetores refletem a luz solar e não precisam entrar em contato com a pele para agir.  

O que é FPS?

Essa sigla significa Fator de Proteção Solar e indica quanto tempo o filtro solar mantém a pele protegida contra os raios solares. 

Importante ressaltar que essa proteção diminui com o passar do tempo, principalmente ao entrar em contato com a água ou com o suor e depois de usar a toalha para se secar. Portanto, é ideal a reaplicação do protetor solar a cada 2 horas para máxima proteção, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Uma curiosidade importante: ao entrar na água, seu protetor solar dura de 40 a 80 minutos, então não deixe de reaplicá-lo. 

Qual a diferença entre FPS e PPD?

Já esclarecemos o que é FPS, mas e o PPD? Essa outra sigla significa Persistent Pigment Darkening, ou seja, Escurecimento Persistente do Pigmento. Enquanto o FPS determina a proteção contra os raios UVB, o PPD é indicado para verificar a proteção UVA. Quanto maior for o PPD, melhor! Segundo a legislação, esse valor deve ser pelo menos um terço do valor do FPS, então, fique atento. 

Qual o melhor protetor solar para o meu tipo de pele?

É indicado conversar com o seu dermatologista, mas separamos algumas dicas:

Oil Free: não tem óleo na composição e é indicado para a rotina de cuidados com a pele oleosa, mista ou acneica;
Cremoso: mais hidratante e ideal para a rotina de cuidados com a pele seca
Toque seco: com efeito matificante, também é indicado para peles oleosas; 
Gel creme: com textura leve e toque mais seco, é ideal para peles oleosas.

Com ou sem cor:

Os protetores solares com cor protegem da radiação solar e ajudam a dar um aspecto mais uniforme à pele. 

Depois das dicas, apresentamos a linha de protetores solares Cetaphil, que possui produtos para cada tipo de pele: 

  • Cetaphil Sun Antioxidante FPS 60 com e sem cor 50mL: indicado para o rosto de todos os tipos de pele, previne o envelhecimento cutâneo, protege a pele contra partículas de poluição, e a versão com cor é adaptável aos diferentes tons de pele;
  • Cetaphil Sun Spray Loção Lipossomal FPS 30 – 150mL: indicado para corpo e rosto de todos os tipos de pele, é ideal para atividades ao ar livre, fácil de espalhar e muito resistente à água, além  de conter vitamina E e extrato de Aloe Vera que conferem ação antioxidante;
  • Cetaphil Sun Loção Lipossomal FPS 50 – 150mL: indicado para corpo e rosto de peles sensíveis, protege com 24 horas de hidratação*. 
    *Para garantir a proteção solar adequada, reaplicar o produto a cada 2 horas sempre após sudorese intensa, nadar ou banhar-se, secar-se com toalha e durante a exposição ao sol.
  • Cetaphil Sun Ultra Matte & Oil Control FPS 70 com e sem cor 50mL: indicado para o rosto de peles oleosas, possui rápida absorção, toque seco e controla a oleosidade por 12h*. 
    *Para garantir a proteção solar adequada, reaplicar o produto a cada 2 horas e sempre após sudorese intensa, nadar ou banhar-se, secar-se com a toalha e durante a exposição ao sol. 

Não deixe de consultar o seu dermatologista e conte com Cetaphil para a sua rotina de cuidados com a pele