Artigos sobre Cuidados com a Pele

Dicas de cuidados e os melhores produtos para pele sensível

É extremamente difícil sentir-se saudável e confortável quando sua pele está sempre irritada. Em termos gerais, a pele sensível é aquela que reage a certas substâncias ou fatores ambientais com sintomas de irritação (formigamento, ardência ou vermelhidão).1 Uma pele com sensação constante de estresse pode causar frustração e perda de confiança, mas há algumas medidas simples que você pode tomar para ajudar.

 

1. Limpar, mas com suavidade

O melhor tipo de loção de limpeza facial é a que mantém a hidratação natural da sua pele e, ao mesmo tempo, remove a sujeira, a maquiagem e a oleosidade excessiva, sem ressecá-la. Prefira um sabonete para pele sensível, sem perfume e sem sabão como Cetaphil Loção de Limpeza. Para evitar ressecamento e irritação, tenha cuidado para não lavar excessivamente. Basta limpar seu rosto uma vez pela manhã e uma vez à noite. 

2. Hidratar

Além de deixar uma boa sensação na pele, os hidratantes reduzem a irritação e ajudam a restaurar a camada mais superficial da pele. Procure um hidratante para peles sensíveis, especificamente formulado para tal, que seja suave e não contenha ingredientes potencialmente irritantes, como corantes e fragrâncias. Uma boa sugestão é procurar por uma fórmula com ceramidas, que oferece proteção adicional, e com um ingrediente que reponha os lipídeos, para ao mesmo tempo fortalecer a barreira natural da pele.

3. Evitar fatores desencadeantes

Por definição, a pele sensível é a que reage de modo negativo a certos fatores desencadeantes. Às vezes, a melhor maneira de lidar com isso é evitar totalmente esses fatores. Preste atenção para saber o que pode estar causando a reação na sua pele sensível: é aquele novo perfume, alguma roupa que você usou, muito tempo no sol? Outras causas podem ser maquiagem e ambientes com ar condicionado ou aquecimento central. Quando você sabe o que causa a reação na sua pele sensível, pode se planejar adequadamente.

4. Usar sempre filtro solar

Já foi comprovado que o uso de filtro solar no rosto ajuda a pele sensível.2 Utilize um fotoprotetor facial diariamente para reduzir o risco de exposição aos raios UV, que poderia afetar a saúde geral da sua pele (mesmo quando estiver em ambientes internos). Quando estiver ao ar livre, no sol, use também um protetor corporal, sem deixar de lado chapéu e óculos escuros.

5. Evitar esfoliação agressiva

A esfoliação periódica limpa profundamente a pele, removendo agentes irritantes, impurezas e poluentes, por isso faz bem. Além disso, a esfoliação tem a vantagem de remover células mortas e promover a renovação da pele. Mas os esfoliantes faciais não são todos iguais. Ao escolher um esfoliante, prefira um que seja específico para seu tipo de pele. Talvez você queira experimentar aquele novo esfoliante facial de brinde ou aquela máscara áspera para “limpar poros”, mas esses produtos podem ser bem agressivos – se você possui pele sensível é melhor evitá-los.

Qualquer que seja o produto, é importante criar uma rotina de cuidados da pele que funcione para você, seu estilo de vida e sua pele sensível.

 

1. Misery L, et al. Acta Derm Venereol 2016 Mar 4 [Epub ahead of print].

2. Schaller M, et al. Br J Dermatol 2016 Nov 12 [Epub ahead of print].