INDICAÇÕES, USO E BENEFÍCIOS DO ÁCIDO HIALURÔNICO PARA A PELE.

INDICAÇÕES, USO E BENEFÍCIOS DO ÁCIDO HIALURÔNICO PARA A PELE.

A gente já falou por aqui sobre o ácido hialurônico, ingrediente que hoje, para muitas pessoas, é indispensável na rotina de skincare e que está presente em diversos produtos para a pele do rosto, de cremes a loções. 

Mas, agora, queremos nos aprofundar um pouco mais no tema para que você entenda melhor todas as indicações, os benefícios para a pele e as possibilidades de uso do tão falado ácido hialurônico. 

 

O que é ácido hialurônico? 

O ácido hialurônico é um composto naturalmente presente na camada externa da nossa pele, a derme, que é onde também ficam as fibras de colágeno e elastina, que são as principais responsáveis pela sustentação e flexibilidade da pele. 

Com o passar dos anos, nosso corpo começa a diminuir a produção do ácido hialurônico, e é aí que entram os produtos com esse ingrediente, que tem como principais funções o preenchimento e suavização de marcas de expressão e rugas, além de melhorar a aparência geral da pele. 

 

Como o ácido hialurônico age na pele? 

O fator determinante na função do ácido hialurônico na pele é seu peso molecular. Quanto mais leves forem suas moléculas, mais ele penetra nas camadas mais profundas da pele, o que confere benefícios na suavização de marcas de expressão e rugas, além da melhoria na firmeza e na elasticidade da pele. 

Por outro lado, quanto maior o peso molecular do ácido hialurônico, menor sua penetração na pele, o que permite que o ingrediente atue e auxilie na mais na hidratação e também na melhora da textura. 

 

Quais os benefícios do ácido hialurônico para a pele? 

 

      1. Minimiza sinais de envelhecimento 

      Às vezes, o tempo é inimigo da pele, e o ácido hialurônico pode ser o herói que precisamos, pois ele atua na derme e ajuda a diminuir os sinais de envelhecimento naturais que aparecem principalmente perto dos lábios e dos olhos.  

 

      2. Diminui linhas de expressão e rugas

      Suas moléculas também auxiliam na minimização de linhas de expressão e rugas, comuns no rosto com o passar do tempo. Como explicado acima, sua atuação vai depender principalmente de seu peso molecular. 

 

      3. Proporciona alta hidratação 

      Alguns produtos com ácido hialurônico também conferem alto poder de hidratação, auxiliando na retenção de líquido e diminuindo a perda natural de água da pele, principalmente a pele ressecada. 

 

      4. Melhora aparência de cicatrizes de acne 

      Em alguns casos mais específicos, compostos com ácido hialurônico podem ser utilizados para preencher e, assim, melhorar a aparência de marcas e cicatrizes de acne no rosto. 

 

Ok, agora você sabe o que é, quais os benefícios e quais os usos do ácido hialurônico. Ainda tem dúvidas sobre produtos com esse ingrediente? Então confira nossas sugestões: 

 

  → LOÇÃO HIDRATANTE FACIAL – DIA ☀ 

A Loção Hidratante Facial Cetaphil pode ser usada durante todo o dia. Ela conta com uma combinação de eficientes ingredientes hidratantes e proporciona ação rejuvenescedora, que aumenta a viscoelasticidade da pele¹. É uma loção leve e de rápida abosorção², clinicamente testada até mesmo para a pele mais sensível³. 

 

  → CREME HIDRATANTE FACIAL – NOITE 🌙 

O Creme Hidratante Facial Cetaphil deve ser utilizado no período noturno. Ele hidrata, nutre e suaviza a pele ao longo da noite e promove uma aparência mais saudável e radiante pela manhã⁴. Ainda mantém a barreira de hidratação natural da pele ao longo da noite⁴ e conta com um complexo de extratos vegetais*, que promove ação reparadora, com antioxidantes e calmantes, estimulando a reconstrução dérmica 5. 

P.S.: Tanto a loção quanto o creme possuem o exclusivo ácido hialurônico Hyacare® 50, que com suas pequenas partículas penetra até nas camadas mais profundas da pele*. 

Fale sempre com seu dermatologista e siga acompanhando nosso blog para ficar por dentro de tudo do mundo do skincare! 

 

 

¹Essendoubi M , Gobinet C , Reynaud R, et al. Human skin penetration of hyaluronic acid of different molecular weights as probed by Raman spectroscopy. Skin Research and Technology 2015; 0: 1–8 
²Data On File: RD.03.SPR.117308 / P1258 
³Data On File: RD.03.SPR.117310 / P1258 
⁴Data On File: RD.03.SPR.117304 
5Lin TK, et al. Anti-Inflammatory and Skin Barrier Repair Effects of Topical Application of Some Plant Oils. Int. J. Mol. Sci. 2018, 19, 70; 1-21 
*Comparado a produtos à base de ácido hialurônico de alto peso molecular 

 

 

Fontes: 
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/  
https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2020/04/acido-hialuronico-o-que-e-e-como-usar-na-rotina-de-skincare.html  
https://drwalterpinheiro.com.br/4-beneficios-da-aplicacao-de-acido-hialuronico-na-pele/  

 

 

Chegou até aqui? Então aproveite e nos siga nas redes sociais. 

Facebook               Instagram              Youtube