Para uma experiência otimizada, visite nosso site clicando aqui:
MUDAR SITEPele ressecada é mais comum do que pode parecer, sabia? Se engana quem pensa que essa é uma condição rara ou que ela aparece apenas no inverno, quando o clima é mais seco. Outro erro comum é achar que o ressecamento da pele não exige uma rotina de cuidados específica.
Uma de suas principais características é o espessamento da camada córnea causado pelo baixo teor aquoso epidérmico. Nesse caso, a ausência de água ocasiona a esfoliação, em forma de blocos, das células visíveis, gerando o aspecto "escama de peixe" na pele 1.
Por esse motivo, o ressecamento exige cuidados que focam na hidratação, com o uso de hidratantes adequados e com propriedades que aumentem a retenção de água na pele.
Antes de pensar em uma rotina de skincare, é necessário entender como a pele ressecada funciona, o que pode causá-la e quais são os cuidados específicos com o corpo e o rosto. Continue a leitura!
A pele ressecada é uma condição na qual a pele perde sua umidade natural 2, podendo apresentar sinais de descamação, rachaduras, vermelhidão e coceira. Em casos mais extremos, pode até ocorrer formação de fissuras ou feridas.
O aspecto dessa condição pode variar de pessoa para pessoa e de acordo com o grau de ressecamento. No entanto, em geral, o aspecto é áspero, sem brilho, e com falta de elasticidade.
O processo fisiológico de ressecamento da pele é um fenômeno complexo e multifatorial.
A camada externa da pele, chamada de epiderme, contém células mortas que formam uma barreira protetora contra os elementos externos. Essa camada é composta principalmente por queratinócitos, que produzem queratina, uma proteína que ajuda a proteger a pele 3.
O processo de ressecamento da pele ocorre quando essa camada protetora é danificada ou quando a produção de lipídios naturais, que auxiliam a manter a hidratação da pele, é interrompida. Isso pode ocorrer por vários fatores, como exposição ao sol, vento, frio, calor, produtos químicos, sabonetes agressivos, água quente e até mesmo o processo natural de envelhecimento cutâneo.
Quando a barreira cutânea é danificada, a pele perde sua capacidade de reter a umidade, levando a uma perda transepidérmica de água (PTEA) e a um ressecamento da pele 4. Esse processo pode ser agravado em algumas áreas do corpo, como entenderemos a seguir.
Os joelhos e os cotovelos produzem menos lipídios do que outras áreas do corpo, o que os torna mais propensos a ressecar 5. Além disso, essas regiões são geralmente expostas a mais fricção e pressão do que outras partes do corpo.
Por esse motivo, é sempre legal dar atenção especial para a hidratação dessas áreas, ok?
A pele do rosto — especialmente a área dos olhos — é mais fina do que a pele de outras partes do corpo. Isso significa que a barreira protetora facial é mais frágil e mais suscetível a danos externos, o que pode levar a maior perda de umidade e consequentemente ao ressecamento.
Além disso, a pele do rosto também está constantemente exposta aos elementos ambientais, como vento, sol e poluição, o que aumenta o risco de danos e desidratação. Isso significa que a pele do rosto pode precisar de cuidados extras para manter a hidratação e a saúde.
Agora que você já entendeu como acontece o ressecamento cutâneo, é hora de identificar quais são os cuidados essenciais para ter atenção no dia a dia e evitar a pele ressecada.
Inclua alimentos ricos em vitaminas A e C na sua dieta, como frutas e legumes de cor laranja, vermelha e amarela, e diminua a quantidade de sal na rotina — vale ter atenção especial às comidas industrializadas, que costumam apresentar alto teor de sódio.
Outro ponto muito importante é: beba bastante água! Não podemos cuidar da pele do corpo e esquecer da hidratação por dentro, combinado?
A rotina de limpeza ideal para pele ressecada deve ser suave e delicada para evitar irritação e remover impurezas sem retirar a oleosidade natural da pele.
Por isso, escolha produtos suaves e sem fragrância, como uma loção de limpeza, que não irão ressecar ainda mais a pele. Use água fria ou morna em vez de água quente, que pode retirar a oleosidade natural da pele e agravar o ressecamento.
Além disso, evite esfregar ou friccionar a pele durante a limpeza, pois isso pode irritar e sensibilizar ainda mais a pele descamada.
Aplicar um bom hidratante diariamente, especialmente após tomar banho ou lavar o rosto, é um passo fundamental para evitar o ressecamento da pele. A escolha do hidratante pode variar de acordo com a área do corpo, como corpo, rosto ou área dos olhos.
Para a pele do corpo, escolha um hidratante que seja rico em ingredientes emolientes, como glicerina, pantenol e niacinamida. Esses ingredientes ajudam a manter a umidade na pele.
Se a pele estiver muito ressecada, opte por um creme hidratante mais espesso, que ofereça uma hidratação mais intensa e duradoura. Para uma textura mais leve na pele, é possível optar por uma loção hidratante.
No rosto, as texturas sérum e creme são as melhores por proporcionarem conforto e hidratação.
Para evitar o ressecamento do rosto, escolha um hidratante que seja leve e não oleoso. Procure por séruns que contenham ingredientes, como ácido hialurônico, que ajudam a hidratar a pele sem obstruir os poros 6.
Se a pele já estiver muito ressecada, procure por um hidratante mais espesso ou um creme noturno.
A pele ao redor dos olhos é mais fina e delicada do que o resto do rosto 7, portanto, um hidratante específico para essa área pode ser necessário. Esse passo irá complementar a hidratação e evitar ressecamento e linhas finas dessa região.
E, atenção: certifique-se de escolher um hidratante que seja livre de fragrâncias e corantes, pois esses ingredientes podem irritar a pele sensível dos olhos.
Para manter uma pele saudável, é essencial usar roupas confortáveis e respiráveis. Evite o contato prolongado com produtos químicos agressivos e, caso necessário, use luvas ao manusear produtos de limpeza.
Consultar um dermatologista regularmente é essencial e ajuda a prevenir a pele ressecada. Esse profissional pode avaliar a sua saúde cutânea e orientar qual é a rotina de skincare ideal para o seu tipo de pele.
Se você já sofre com a pele ressecada de maneira frequente, um dermatologista pode investigar a causa específica e indicar o tratamento adequado para a condição identificada.
Para uma rotina de cuidados com a pele ressecada, o foco número 1 deve estar na escolha de produtos eficazes que não agridam a barreira cutânea. E, nesse ponto, Cetaphil cuida da sua pele, para que você possa cuidar de você!
Etapa: limpeza do rosto
Tipo de pele: Pele normal, seca ou sensível
A Loção de Limpeza Cetaphil é clinicamente testada para remoção de sujeira, maquiagem e impurezas de forma ultrassuave, preservando a barreira natural da pele.
Com tecnologia Syndet®, Glicerina, Vitamina Essencial B3 e Pró-Vitamina B5. Sensação de pele macia em apenas 1 aplicação.* e dermatologicamente testado e clinicamente comprovado para ser suave em peles sensíveis
* Estudo de eficácia realizado com 50 participantes.
Etapa: hidratação do corpo (especialmente pés, joelhos e cotovelos)
Tipo de pele: extremamente seca e sensível
Clinicamente comprovado para fornecer hidratação intensa e duradoura de 48 horas.
Especialmente formulado com uma combinação de niacinamida (vitamina B3), pantenol (pró-vitamina B5) e glicerina hidratante. Apoiada por dermatologistas para ajudar a melhorar a resistência da pele sensível.
Melhoria significativa da barreira cutânea em 3 dias com restauração completa em 1 semana.
97% dos usuários relataram que a pele parece mais hidratada.
Dermatologicamente testado e clinicamente comprovado para ser suave em peles sensíveis.
Etapa: hidratação do corpo
Tipo de pele: seca e sensível
Clinicamente comprovada em manter a pele hidratada por 48 horas.
Especialmente formulada com uma composição, apoiada pela ciência, com niacinamida (vitamina B3), pantenol (Pró-vitamina B5) e glicerina hidratante para ajudar a melhorar a resistência da pele sensível.
Proporciona hidratação duradoura até 4 dias após a última aplicação.
Dermatologicamente testado e clinicamente comprovado para ser suave em peles sensíveis.
Etapa: hidratação do rosto (dia)
Tipo de pele: seca e sensível
O Sérum Hidratante Facial Cetaphil Optimal Hydration é uma ótima escolha para o rosto, pois é imediatamente absorvido pela pele*. Ele continua a manter a hidratação mesmo após dois dias sem uso, uma vez que seu Complexo HydroSensitiv™ aumenta a concentração de água na pele em 50% proporcionando maior retenção e hidratação**.
*Estudo de percepção realizado com 40 participantes.
**Estudo in vitro.
Etapa: hidratação do rosto
Tipo de pele: seca e sensível
O Creme Hidratante Cetaphil Optimal Hydration é uma excelente escolha para um boost de hidratação para o rosto. Ele protege a barreira cutânea e aumenta em 50% a concentração de água na pele proporcionando maior retenção e consequentemente hidratação*. Além disso, 100% dos usuários relataram que o produto proporciona sensação de pele sedosa e macia**.
*Estudo in vitro.
**Estudo realizado com 40 participantes, imediatamente após a aplicação.
Etapa: hidratação da área dos olhos
Tipo de pele: seca e sensível
O Sérum Renovador para Área dos Olhos Cetaphil Optimal Hydration hidrata intensamente essa região, proporcionando melhora das olheiras, das bolsas (gordura subpalpebral) e da aparência das rugas, assim como da luminosidade e da firmeza do contorno dos olhos*.
*Estudo realizado após 28 dias de aplicação.
Agora que você sabe o que é e o que causa o ressecamento cutâneo, visite a nossa seleção completa de produtos para cuidar da pele ressecada e monte a sua rotina para uma pele mais saudável, macia e radiante!
1 Costa, C., Oliveira, A., Zanin, S., & Miguel, M. (2004). Um estudo da pele seca: produtos emulsionados para seu tratamento e busca de sensorial agradável. Visão Acadêmica, 5(2). doi:http://dx.doi.org/10.5380/acd.v5i2.548
2 Martins, T. et al. (2006). Formulações tópicas para peles xeróticas. Cosmetics & Toiletries, São Paulo, v. 18, n. 4, jul/ago. http://hdl.handle.net/10451/21717
3 Medlij, B. (2015) Hidratação cutânea: aspectos fundamentais na manutenção e reparação da função barreira da pele. 15º Congresso Nacional de Iniciação Científica. Universidade de Ribeirão Preto. https://conic-semesp.org.br/anais/files/2015/trabalho-1000021210.pdf
4 Miotto A, Honda PA, Bachichi TG, Holanda CS, Evangelista Neto E, Perfeito JA, et al. (2018) Estudo comparativo da perda transepidérmica de água em pacientes com e sem hiperidrose por mensurador de câmara fechada em ambiente climatizado. einstein, 2018;16(4):eAO4312. http://dx.doi.org/10.31744/einstein_journal/2018AO4312
5 Chandler, V. (2020). What causes dry elbows, and the best ways to get rid of the issue. https://www.goodhousekeeping.com/uk/beauty/skincare/a561023/dry-elbows-cause-and-treatments
6 Ferreira, N., Capobianco, M. P. (2016). Uso do ácido hialurônico na prevenção do envelhecimento facial. UNILAGO, v. 13, n. 1, p. 1- 11. http://www.unilago.edu.br/revista/edicaoatual/sumario/2016/downloads/33.pdf
7 Amirlak, B. MD. (2021). Skin Anatomy. Medscape. https://emedicine.medscape.com/article/1294744-overview
BR-CET-2300118
Maio 2023