Artigos sobre Cuidados com a Pele

Como lidar com as 5 causas comuns de pele seca

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a pele seca nem sempre está doente. É um tipo de pele que precisa de cuidados e hidratação adicionais, mas ainda assim é uma pele saudável. No entanto, se a sua pele for excessivamente seca, talvez exista algum problema por trás. Então, a pergunta é: o que exatamente está fazendo com que sua pele fique seca?

 

1. Idade

À medida que envelhecemos, nossa pele vai ficando mais fina e mais seca em razão das alterações hormonais.1 Como não podemos entrar na máquina do tempo, uma boa hidratação, pela manhã e à noite, ajuda a manter a pele hidratada para evitar as linhas e rugas que ficam mais visíveis na pele ressecada.

2. O clima

Viver em locais de clima seco pode ter um efeito adverso nos níveis de hidratação da pele. Para ajudar, use roupas soltas, de tecido natural, e considere colocar um umidificador no seu quarto ou outras áreas da casa onde você passe muito tempo. Assim, o ar ficará mais úmido e aliviará a pele carente de água. Da mesma forma, se o clima é frio e com muito vento, sua pele pode estar sendo castigada. Não se esqueça de usar um hidratante diariamente, não apenas no rosto, mas lembrando-se também da hidratação corporal.

3. Natação

Nadar 500 metros na piscina todo dia antes do café da manhã pode ser fantástico para o seu coração, mas toda essa água pode, ironicamente, estar ressecando a sua pele. O motivo é que a água da piscina é tratada com cloro, que pode causar ressecamento da pele. Ao sair da piscina, sempre tome banho e aplique um hidratante na pele. Pomadas e cremes com ingredientes como óleo de abacate são ótimos para amaciar a pele.2

4. Seu trabalho

Certas profissões exigem exposição a substâncias ou atividades físicas que podem causar ressecamento extremo da pele. Se você trabalha em enfermagem, salão de cabeleireiro ou outro local que expõe sua pele (sobretudo as mãos) a substâncias químicas potencialmente irritantes, você pode estar sob risco de dermatite de contato ocupacional, um tipo comum de eczema das mãos. Os sintomas incluem ressecamento acentuado e rachaduras na pele. É melhor prevenir do que tratar, e as precauções específicas dependem do tipo de trabalho. De modo geral, luvas e roupas de proteção funcionam bem3, além do uso de um produto suave especialmente formulado para lavar as mãos e aplicação de um creme protetor para as mãos várias vezes por dia.

5. Um problema de pele

A pele excessivamente seca também pode ser sinal de uma doença por trás, como psoríase (na qual o corpo produz células da pele com rapidez excessiva4) ou eczema (além da dermatite ocupacional, o eczema pode ter várias formas e causas, inclusive reações alérgicas ou contato com irritantes5). Se você acha que tem uma doença da pele, vale a pena procurar um dermatologista e seguir o tratamento que ele prescrever.

 

1. https://www.aad.org/public/skin-hair-nails/skin-care/skin-care-during-menopause

2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3614059/

3. https://www.omicsonline.org/open-access/prevention-of-occupational-contact-dermatitis-2165-7556-1000165.php?aid=73550

4. https://www.aad.org/public/diseases/scaly-skin/psoriasis

5. https://www.aad.org/media/stats/conditions/eczema