Artigos sobre Cuidados com a Pele

O que significa não comedogênico, hipoalergênico e sem perfume?

Se você presta atenção aos rótulos de produtos para cuidados da pele, talvez você já conheça os termos "não comedogênico", "hipoalergênico" e "sem perfume". Afinal, há muitos anos os dermatologistas vêm recomendando produtos com esses atributos. Mas se você está apenas começando uma rotina de cuidados da pele ou ainda não consegue entender esses termos, veja esta breve explicação:

Não comedogênico

Para entender esse termo, primeiro precisamos responder à pergunta: o que é um comedão? Comedões são, essencialmente, poros entupidos: os comedões abertos são mais conhecidos como cravos pretos, enquanto os comedões fechados geralmente são chamados de cravos brancos.

Produtos “não comedogênicos” costumam ser recomendados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à acne. Esses produtos geralmente têm uma textura mais leve ou ingredientes menos oleosos, para evitar o entupimento dos poros.

No entanto, é importante saber que, embora os produtos “não comedogênicos” sirvam para pessoas com problema de acne, eles não garantem que a pele nunca mais terá cravos e espinhas. Porém, mesmo que os produtos “não comedogênicos” não sejam mágicos, é uma boa ideia usá-los, especialmente se você tiver tendência ao aparecimento de cravos e espinhas. Entenda o rótulo não comedogênico como uma orientação útil.1

Hipoalergênico

Esse é outro termo encontrado com frequência em muitos cosméticos e produtos para cuidados da pele. A menção “hipoalergênico” no rótulo serve para indicar que certos produtos foram formulados de maneira a minimizar possíveis alergias. Por exemplo, muitos produtos hipoalergênicos eliminaram da fórmula substâncias com reconhecido potencial alergênico, como fragrâncias e corantes.

A menção de hipoalergênico no rótulo pode ser útil para pessoas que têm pele sensível ou com tendência a irritação. No entanto, é importante saber que “hipoalergênico” não significa, necessariamente, livre de alergias.2 Se você tem tendência a alergias, pode ser melhor testar um novo produto primeiro no braço para ver se ocorre uma reação alérgica.

Sem perfume vs. sem cheiro

Pessoas que têm alergia a perfume ou aversão a cheiros muito fortes devem estar cientes da diferença entre um produto sem perfume e um produto sem cheiro. Esses termos não são a mesma coisa. Segundo a Agência de Proteção Ambiental (EPA, Environmental Protection Agency), dos EUA, "sem perfume" indica, simplesmente, que não foi adicionada qualquer fragrância (que são substância com reconhecido potencial alergênico). Já produtos "Sem cheiro", por outro lado, podem conter fragrância adicionada, ou outras substâncias “mascarantes”, seja para encobrir um cheiro desagradável ou para dar a impressão de que o produto não tem cheiro, mascarando o cheiro característico de matérias-primas. Então, só porque um produto não tem um cheiro evidente, não significa que ele seja seguro para pessoas sensíveis a fragrâncias. (3) Se este é o seu caso, verifique o rótulo e prefira sempre produtos sem perfume.

 

1. http://www.dermletter.com/skin-care-science/non-comedogenic.html

2. https://www.fda.gov/Cosmetics/Labeling/Claims/ucm2005203.htm

3. https://www.epa.gov/sites/production/files/2016-10/documents/saferchoice-factsheet-fragrancefree_0.pdf